MESQUITA

Escola Municipal Governador Roberto Silveira foi palco de debate para reforçar parceria entre família, alunos e corpo pedagógico

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de agosto, Mesquita abriu as portas para a Semana Municipal de Educação Especial. Em uma das ações, realizada na última quarta-feira, dia 23, responsáveis de alunos da rede municipal pública de educação se juntaram na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos. Lá, a equipe técnica em Educação Especial de Mesquita organizou uma roda de conversa com o tema “Família, Diálogos e Possibilidades”, discutindo ações para entender os direitos da criança e compartilhar experiências que geram identificação entre eles.

A Secretaria Municipal de Educação convidou Elaine Ribeiro, coordenadora do Movimento Orgulho Autista do Brasil (Moab), para comandar o bate-papo. A pedagoga, que é mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista, compartilhou experiências pessoais com os presentes. No entanto, sua formação foi crucial para tornar a palestra lúdica e didática. A profissional trouxe reflexões sobre um novo olhar empático para a pauta e também abordou o autocuidado, prática que, muitas vezes, é deixada de lado pela rotina agitada das mães e pais desses alunos.

“A partir da maternidade atípica, pude ter olhos mais sensíveis para a acessibilidade. Agora, ao pensar na festa de aniversário do meu filho, penso na comida para crianças que fazem uso de sonda, em rampas para cadeirantes e até no som ambiente”, expressa Elaine.

Para que o desenvolvimento da criança e do adolescente aconteça, a parceria entre a família e a instituição de ensino precisa estar em sintonia plena. Ela permite que os educadores conheçam a realidade social, econômica e cultural desses alunos e entendam o comportamento deles. Com atividades que exercitam o cérebro humano, a ação permitiu que o público pudesse estar imerso na realidade das crianças. Além disso, o momento foi carregado de emoção, já que as famílias puderam compartilhar felicidades e dores na rotina escolar e familiar.

“Essa é uma ação que estreita o contato entre responsáveis de todas as escolas municipais e a equipe pedagógica. Isso fortalece o diálogo e a parceria. É de extrema necessidade que eles tenham locais de escuta. E é exatamente o que nós, da Secretaria Municipal de Educação, estamos fazendo”, ressalta Ilzani Valeria, que faz parte da equipe técnica em Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

Na última quinta-feira, 24 de agosto, também no auditório da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, aconteceu mais uma ação para debater o assunto. A unidade recebeu Mara Monteiro, doutora em Educação e professora do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O tema abordado foi “A Promoção de Acessibilidade ao Currículo Através do Ensino Colaborativo”.

“Quando a gente luta pela educação inclusiva, pela escolarização que realmente promova aprendizagem, a gente está cuidando dos direitos desta população”, reforça Mara Monteiro.