NOTÍCIAS

Cartão do Auxílio Brasil valerá para o Bolsa Família

Os primeiros pagamentos de 2023 do Bolsa Família começaram a ser feitos nesta semana e, segundo o governo, não será preciso trocar ou atualizar os cartões. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social informou que os mesmos cartões do Auxílio Brasil seguem válidos para saques e movimentações.
Em 2022, o antigo governo Bolsonaro iniciou a entrega de novos cartões do Auxílio Brasil, que teve como novidade o pagamento em débito. O cartão, porém, só atende atualmente a 8,5 milhões dos 21 milhões de beneficiários.

O antigo Ministério da Cidadania informava que a entrega dos cartões seria gradativa e teria como prioridade famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebiam os pagamentos em poupança digital. A equipe de Lula analisa dar cartão de débito para todos os beneficiários do Bolsa Família, em vez de usarem só o aplicativo da Caixa.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse que será feita uma revisão no número total de beneficiários do Bolsa Família, que hoje “herdou” todos os cadastrados no Auxílio Brasil.
O governo Lula revisará a política de inclusão de novos beneficiários por acreditar em fraudes no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). O ministro Dias afirmou que há pessoas que recebem o Bolsa Família sem precisar.

O pagamento adicional de R$ 150 a mais por criança de até 6 anos será pago a partir de março, segundo o ministro. Uma MP (Medida Provisória) será desenhada para reestruturar o Bolsa Família e definir as condições exigidas para integrar o programa e receber o benefício, como a matrícula das crianças e adolescentes na escola e a vacinação em dia.