ENTRETENIMENTO

Projeto vai contemplar crianças da Educação Infantil até o 2° ano do Ensino Fundamental

Carine Haziel, atriz, contadora de histórias e empreendedora cultural

No próximo dia 18 de abril, acontece o evento literário “CLOC: contar, ler, ouvir, cantar”, na Biblioteca Popular do Irajá João do Rio. O projeto, que já contemplou algumas escolas da rede pública em Irajá, na Zona Norte do Rio, agora, vai contemplar crianças da Educação Infantil até o 2° ano do Ensino Fundamental, que vão assistir ao espetáculo de narração de histórias baseado na história do livro. Após a apresentação, o grupo escolar passará no estande de livros para adquirir gratuitamente o exemplar do livro de autoria da própria atriz.

A trilha sonora da narração de histórias será ao vivo, com a presença do músico Ivan Machado, que comandará o “Canta Passarinho”. Após o espetáculo, o artista irá cantar e interagir com as crianças, enquanto grupos de estudantes poderão passar no estande para receber o livro autografado de forma gratuita.
Já no dia 19, o evento se repete no Centro Municipal de Referência da Pessoa Com Deficiência, também em Irajá, às 13h30 para todos os pacientes da clínica.

O projeto se estenderá em mais duas datas para realização de uma oficina de formação para jovens, professores, pais e a todos os interessados na arte de ler e contar histórias para crianças. Dia 26 de abril na Biblioteca de Irajá e dia 27 na Ilha do Governador, na Biblioteca Euclides da Cunha, onde terá também o lançamento e distribuição do livro, após a oficina. O limite de participantes da oficina será de 50 participantes.

Carine Haziel, atriz, contadora de histórias e empreendedora cultural

“A importância de realizar eventos destinados ao público infantil totalmente ligado às artes é justamente fomentar o incentivo à leitura por meio do lúdico, recursos da imaginação através da fala, da história cantada ou da própria leitura e mediação de livros. É mostrar para os pequenos como podemos criar a partir das histórias do livro. Neste projeto os leitores mirins levarão o livro para casa para compartilhar o poema com a família, mas vão levar muitas leituras a partir do evento que participaram com a narração de histórias, o passeio, o cenário, os figurinos, o estande de livros e tudo que possam observar do ambiente literário. O projeto criará uma experiência única de muito valor artístico para quem passar pelo evento CLOC”, explica Carine Haziel, atriz, contadora de histórias e empreendedora cultural.