JAPERI

Prefeitura oferece capacitações gratuitas na área de produção de mel

Os cursos de Apicultura e Meliponicultura estão acontecendo na fazenda Normandia, no bairro Santo Inês, em Japeri

Produtores rurais de Japeri participaram, na quarta-feira (16), do curso de Apicultura na fazenda Normandia, em Engenheiro Pedreira. A qualificação está sendo oferecida pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com o SENAR.

Como parte da formação, os participantes visitaram um apiário situado na região, sob supervisão do professor Lúcio Boechat, que mostrou na prática todo o processo de extração de mel. O apiário é uma espécie de casa construída para abrigar abelhas e tem o objetivo de formar colmeias artificiais que facilitam o seu manejo.

Segundo o instrutor , o curso é uma excelente oportunidade para os apicultores se aperfeiçoarem na área. ” O curso é ofertado gratuitamente pela Prefeitura, com o apoio do Senar, de 9h às 17h, com a finalidade de preparar os estudantes para atuarem na profissão. Ações como essa são importantes para o fortalecimento da atividade na região, já que é uma área com grande potencial rural “, enfatizou o técnico em Agropecuária.

O treinamento que está sendo realizado pela primeira vez no município, iniciou na segunda – feira (14), com informações sobre anatomia e fisiologia das abelhas, avaliação , procedimentos de colheita, entre outros. A formação acontece em duas etapas, a primeira com aulas teóricas e práticas de apicultura. A segunda inicia nesta quinta-feira (17), com tópicos relacionados a meliponicultura que consiste na atividade de criação de espécies de abelhas sem ferrão. O curso, com seis aulas no total, termina nesta sexta – feira, (19), e tem carga horária de 40 horas.

Para o titular da pasta, José Maurício, esta é uma forma de garantir a qualificação profissional dos produtores. “O curso de Apicultura visa profissionalizar os agricultores , desde os conceitos básicos sobre a biologia das abelhas até técnicas avançadas de manejo dos apiários e também na preservação do meio ambiente”, declarou.

A aluna Tatiana de Morais Ramos, de 39 anos, citou que a formação é muito importante para todos aqueles que trabalham na produção do mel. ” Este curso é muito bom para aqueles que querem se atualizar no manejo das técnicas de apicultura. Já fiz outros fora da cidade e agora tive a oportunidade de participar deste de forma gratuita”, disse.

Apicultura e meliponicultura

A apicultura e a meliponicultura são atividades importantes, que geram renda para diversos produtores rurais da cidade de Japeri. A apicultura consiste na criação de espécies de abelhas do gênero Apis para fins de produção de mel, pólen apícola, própolis, cera de abelhas, geleia real e apitoxina ou para serviços de polinização. Já a meliponicultura, destina- se a criação de espécies de abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas, abelhas nativas ou meliponíneos.