RIO DE JANEIRO

Prato Feito Carioca chega à Maré e a Realengo: novas cozinhas comunitárias vão servir 560 refeições diariamente

A Prefeitura do Rio inaugurou, na quarta-feira (27/09), mais duas cozinhas comunitárias. Com isso, passa a oferecer o programa Prato Feito Carioca na Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte, e em Realengo, na Zona Oeste. Ao todo, por meio da iniciativa, 2 milhões de refeições já foram servidas na cidade. As duas novas unidades, juntas, entregarão 560 refeições diariamente.

A cozinha da Nova Holanda fica na igreja evangélica Shekinah. No local, as refeições serão servidas de segunda a sexta-feira, destinadas a trabalhadores da região. Os programas de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda também serão levados às pessoas atendidas pelo Prato Feito Carioca na Maré.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, inaugurou as duas novas unidades. Segundo ele, o programa Prato Feito Carioca tem o objetivo de atender moradores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No Complexo da Maré, são cerca de 140 mil habitantes.

– Temos buscado garantir alimentação de qualidade, feita com carinho, para a população carioca. A insegurança alimentar atinge quase 10% da população mundial. No Rio, combatemos a insegurança alimentar e a fome. O que dá dignidade para o cidadão são as garantias da alimentação e do trabalho – lembra Everton Gomes.

Amanda Priscila de Lima, de 34 anos, moradora da comunidade da Nova Holanda, é uma das beneficiárias da Cozinha Comunitária da Maré. Ela acredita que a iniciativa fará diferença no seu dia a dia e de sua família.

– Como foi anunciado, também vamos ter oportunidades de trabalho e, no momento, eu estou precisando de emprego. Passamos por algumas dificuldades dentro de casa, e esse alimento vem em uma ótima hora – comemora Amanda.