Encerramento aconteceu no último domingo, dia 24, na Vila Olímpica Municipal, no Cosmorama
Depois de sediar a abertura da 24ª edição dos Jogos da Baixada, em 2 de setembro, a Vila Olímpica de Mesquita também foi o espaço escolhido para encerrar a competição, no último domingo, dia 24 de setembro. E o município conquistou, mais uma vez, uma posição no pódio geral. Em 2023, Mesquita terminou no segundo lugar geral, perdendo apenas para São João de Meriti, que acabou levando a melhor na classificação final.
O encerramento marcou também as disputas do vôlei masculino. Mesquita até se saiu bem, na primeira partida do dia, contra Japeri. Porém, perdeu a disputa para São João de Meriti e, ao fim do dia, acabou conquistando o terceiro lugar na modalidade – mesma colocação alcançada no basquete feminino, em jogos que aconteceram em outras datas. Houve categorias, no entanto, nas quais o município se consagrou o melhor. São elas: handebol masculino, basquete masculino e xadrez, tanto a equipe masculina quanto a feminina.
“Os Jogos da Baixada, a despeito de todas as dificuldades, de todas as lutas, são mantidos de pé como a maior atividade do segmento socioesportivo do estado do Rio. Conquistar o vice-campeonato depois de várias dificuldades que a gente também enfrentou ao longo do ano é motivo de muito orgulho”, discursou Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita. Vale lembrar que no ano passado, na 23ª edição dos Jogos da Baixada, o município de Mesquita se firmou como campeão geral da competição pela primeira vez.
Os Jogos da Baixada são uma realização do jornal O Dia e têm apresentação do Sesc RJ e apoio da Refit e da Cedae. Neste ano, a competição envolveu 14 prefeituras da região (Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica), com agendas sempre aos finais de semana, entre os dias 2 e 24 de setembro. Foram sete modalidades esportivas, todas na categoria sub-14, envolvendo um total de 1.400 atletas.