MESQUITA

Reunião prepara equipes que atuarão na eleição do Conselho Tutelar

Votação acontece neste domingo, dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em seis escolas da rede pública municipal

Na tarde desta quarta-feira, dia 27 de setembro, foi realizada uma apresentação direcionada aos profissionais que trabalharão na votação para a escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Mesquita, que será realizada no dia 1º de outubro, domingo, das 8h às 17h. O intuito foi prepará-los para as atividades que desempenharão no dia do pleito. Cerca de 140 profissionais foram chamados, que desempenharão funções de mesários , presidentes de mesa, fiscais, coordenadores gerais e apoio. A apresentação aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins, no Centro de Mesquita.

A votação acontecerá em seis escolas municipais, escolhidas pela comissão eleitoral. Elas estão divididas por zonas eleitorais, de acordo com a proximidade das mesmas. São elas: Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante (Avenida São Paulo 142, no Centro), E.M. Machado de Assis (Avenida União 535, em Santa Terezinha), E. M. Governador Roberto Silveira (Praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos), E. M. Vereador Américo dos Santos (Rua Voltaire s/n, no Banco de Areia), Escola Municipal de Educação Infantil Tiago Prado Santos (Rua Cosmorama s/nº, no Cosmorama) e Escola Estadual Municipalizada Santos Dumont (Rua Cesário 276, no Banco de Areia).

Para a votação, os eleitores devem apresentar aos mesários os originais de documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial, e do Título de Eleitor. É possível dar o voto para até cinco candidatos, marcando “X” no quadrante referente a cada um deles na cédula. Porém, serão consideradas para efeito de voto nulo as cédulas que estiverem rasuradas, rubricadas pelo eleitor ou que contiverem mais votos que o número permitido.

Local de votação por inicial do nome do eleitor

Em 2023, o local de votação dos eleitores será definido de acordo com a inicial do nome dos mesmos. Os que são da 150ª Zona Eleitoral, ficaram divididos da seguinte forma: na Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante quem tem como inicial as letras A, B, C, D, E, F, G e H; na Escola Municipal Governador Roberto Silveira quem tem como inicial as letras I, J, K, L e M; e na Escola Municipal Machado de Assis quem tem como inicial as letras N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z.

Já no caso da 83ª Zona Eleitoral, os eleitores ficaram divididos da seguinte forma: na Escola Municipal de Educação Infantil Tiago Prado Santos, votam os que têm como inicial as letras A, B, C, D, E, F, G e H; na Escola Estadual Municipalizada Santos Dumont, quem tem como inicial as letras I, J, K, L e M; e na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, quem tem como inicial as letras N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z.

Posse dos eleitos

Dos dez candidatos mais votados ao final da apuração, os cinco primeiros serão eleitos titulares e os cinco demais, suplentes. Os dez deverão, obrigatoriamente, participar de uma capacitação organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Ministério Público. O CMDCA dará posse aos conselheiros municipais titulares e suplentes no dia 10 de janeiro de 2024, no Auditório Zelito Viana, no primeiro andar da Prefeitura Municipal de Mesquita, em cerimônia a ser realizada a partir das 10h. O mandato valerá pelo quadriênio de 2024 a 2028.