A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou que vai retomar as atividades presenciais a partir de 16 de fevereiro. Entre elas estão as atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão da universidade, inclusive do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj).
A decisão, segundo a universidade, se baseou em nota técnica emitida pela Pró-reitoria de Saúde, que assegura que houve queda da infecção pela variante ômicron no município e no estado do Rio de Janeiro, nas últimas duas semanas.
O documento cita ainda que a taxa de ocupação de leitos de UTI em pacientes de Covid está dentro dos limites de segurança. A universidade informou ainda que a retomada se dará com a “manutenção dos protocolos de biossegurança”, como o uso de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação para poder acessar a instituição.
O calendário acadêmico aprovado pelo Conselho Universitário, que prevê atividades híbridas de acordo com as prerrogativas de cada unidade, segue em vigor.
“Durante todo o período da pandemia seguimos as recomendações científicas para promover um retorno seguro à nossa comunidade acadêmica, tendo em vista o compromisso que temos com a vida das pessoas, e agora não poderia ser diferente quando a situação da pandemia declina em nosso Estado”, afirmou o reitor Ricardo Lodi.