NOTÍCIAS

Estação Vicente de Carvalho do BRT é reaberta à população

A estação Vicente de Carvalho – módulo expresso, no corredor Transcarioca – foi reaberta no sábado (12). Já são, no total, 61 estações reformadas após a intervenção no sistema BRT: somam-se às 15 operantes as 46 que estavam fechadas e foram reabertas em 2021.

As obras na estação do corredor Transcarioca duraram três dias e seguiram o padrão adotado anteriormente, com a substituição de portas de vidro por chapas de aço vazadas. Outras mudanças são: fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados. Por motivos operacionais, a recuperação do telhado prosseguirá durante as madrugadas.

Rio lança edital para trocar frota do BRT

A Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial de segunda-feira (14) o edital de licitação para trocar a frota do BRT na cidade. O pregão prevê comprar, em duas etapas, 557 novos veículos — os primeiros devem chegar já no segundo semestre — e expandir o sistema.

Paralelamente ao processo de licitação para a aquisição de novos ônibus, a Secretaria Municipal de Transportes publica em março o edital de licitação para a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio.

O concessionário vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também pela manutenção dos veículos e pela gestão das garagens.
Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio, continuará responsável pelos serviços do BRT.

O sistema BRT, que já teve 384 veículos licenciados, encontra-se sob intervenção da prefeitura desde março do ano passado devido à degradação do serviço. A frota operacional de 297 articulados tinha apenas 120 rodando, em estado precário.
Hoje são 200 carros em operação, mas a prefeitura ainda precisa alugar ônibus comuns nos horários de pico da manhã e da tarde.
Como parte das melhorias previstas para o BRT, a Prefeitura planeja reformular algumas das estações mais movimentadas, como Santa Cruz e Curral Falso – ambas em Santa Cruz, além de Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto, em Guaratiba.

Desde o início da intervenção do BRT, em março deste ano, a Prefeitura já recuperou 37 estações, das 46 que estavam fechadas. As outras nove vão ser reabertas até o fim deste ano.
Há previsão ainda de implantação, até 2023, do Terminal Intermodal Gentileza, próximo ao Terminal Rodoviário Novo Rio, que fará a ligação com o VLT.