André Ceciliano anuncia divórcio de Cláudio Castro
•O casamento entre dois dos mais importantes políticos do Rio de Janeiro parece ter subido no telhado. Governador Claudio Castro (PL), ligado a o presidente Jair Bolsonaro (PL), e o deputado e presidente da Assembleia Legislativo do RJ (Alerj), André Ceciliano, um dos principais interlocutores do ex-presidente Lula (PT) no Rio, tiveram uma história de amor político que terminou com a frase “foi bom enquanto durou“.
Numa entrevista ao jornal Correio da Manhã, Ceciliano tornou público o divórcio e deixou claro os motivos. O político disse ter um respeito por Castro, mas o governador precisa atentar mais ao fazer acordos. “(…) quando você combina uma coisa, precisa cumprir. Você pode até falar que aquele combinado não era bem assim, mas não dá para fazer compromissos, como fiz na Alerj, e depois, ter eles mudados unilateralmente, sem uma conversa”, discorreu André em referência ao Fundo Soberano, por exemplo.
Desconto do IPTU
•A Prefeitura de Belford Roxo enviou os carnês de IPTU – 2022 para os contribuintes. Para o pagamento em cota única até o dia 10 de fevereiro, o desconto é de 10% e de 5% até 10 de março. Outra opção é parcelar em até 10 vezes com as parcelas vencendo no dia 10 de cada mês, mas sem desconto.
Confiante
•O prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, destacou a importância de a população pagar o IPTU, pois os recursos são investidos em benfeitorias. “(…) estamos com obras em todos os bairros. Isso se dá porque a população está confiando no governo e fazendo a sua parte pagando IPTU”, disse.
Faetec
•Até 1º de fevereiro estão abertas as inscrições para 50 cursos profissionais gratuitos oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição subordinada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. São mais de 30 mil vagas em áreas, como: tecnologia, educação e cultura.
Não perca essa!
•As vagas estão distribuídas pelas 43 unidades da instituição. Os cursos de capacitação profissional terão duração de 10 a 20 semanas. A lista completa de cursos e unidades com oportunidades disponíveis pode ser conferida no site da instituição.
Defensoria Pública
•Dados da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) mostram que, em 2021, o órgão recebeu 11.960 pedidos de internação, transferência e cirurgia. Pelo Sistema Verde, que reúne informações de atendimento de todos os órgãos, quase metade (46%) necessitou de judicialização.
Judicialização
•Os dados apontam ainda que março, a DPRJ registrou o maior número de pedidos (1.627). Para a coordenadora do plantão noturno da DPRJ, Isabel Fonseca, o ideal seria que não houvesse esta necessidade, mas devido as falhas no sistema de saúde, a judicialização é recorrente.
Foi destacado ainda a importância de participação dos servidores no curso de capacitação de crise, que será realizado.
Licença suspensa
•A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) suspendeu os efeitos da licença emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que autorizava a realização de obras estruturais no aeroporto Santos Dumont.
Decreto impede obras
•De autoria do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), o Decreto Legislativo 20/21, publicado no Diário Oficial da Casa, impede, entre outras obras, a ampliação das pistas de pouso e decolagem do Santos Dumont sobre a Baía de Guanabara.
Planos do leilão
•Na prática, a medida inviabiliza em parte os planos do leilão do governo federal, que tem sido criticado por estado e prefeitura da capital por risco de esvaziamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.
Agora é lei!
•Concessionárias de serviços dos trens, metrôs e barcas terão que disponibilizar letreiros com os horários das composições aos usuários com deficiência auditiva nas estações. É o que determina uma lei dos deputados estaduais Valdecy da Saúde (PTC) e Marcelo Cabeleireiro (DC), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro.