NOTÍCIAS

Campanha de vacinação antirrábica no próximo sábado

A campanha de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), chega à Zona Oeste e parte da Zona Norte, no próximo sábado (8).

Os bairros contemplados serão: Acari, Anchieta, Anil, Barra da Tijuca, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Cidade de Deus, Coelho Neto, Costa Barros, Curicica, Engenheiro Leal, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Guadalupe, Honório Gurgel, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Pavuna, Pechincha, Piedade, Praça Seca, Quintino, Recreio dos Bandeirantes, Ricardo de Albuquerque, Rio das Pedras, Rocha Miranda, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire.

Nesta terceira fase da campanha, haverá mais de 140 postos de vacinação funcionando das 9h às 17h, e a lista completa estará disponível nas redes sociais oficiais do IVISA-Rio. Ocorrendo sempre aos sábados, a campanha está escalonada por bairros, divididos em cinco grupos a fim de alcançar todas as Áreas Programáticas do município. Nas etapas anteriores foram vacinados mais de 178 mil cães e gatos.
“Esperamos manter a adesão histórica dos cariocas à campanha para garantir a proteção e saúde dos nossos cães e gatos. O resultado disso é que há mais de duas décadas não temos casos de raiva em animais no Rio. A vacina é segura e tem qualidade comprovada”, explicou a presidente do IVISA-Rio, Aline Borges.

O município do Rio não registra casos de raiva em cães e gatos há 27 anos e, em humanos, há 36 anos. Esses resultados são possíveis graças à grande adesão à vacinação antirrábica, que é a principal forma de prevenção e controle da doença. Podem ser imunizados com a vacina cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade.

A campanha vai até o mês de novembro e a expectativa do IVISA-Rio este ano é bater a meta de 470 mil animais vacinados no ano passado. Para isso, as equipes de vacinação e apoio foram treinadas e orientadas ao longo dos últimos meses para atender a população nos dias de campanha. Os próximos grupos de bairros da Zona Oeste receberão a campanha nos dias 22 de outubro e 5 de novembro.