GOVERNO DO ESTADO

Cláudio Castro defende bom uso da Inteligência Artificial para agilizar serviços públicos e facilitar a vida dos cidadãos

O governador Cláudio Castro participou, na manhã da sexta-feira (18/08), do Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial (IA), realizado em São Paulo pela Fundação Milton Campos. No evento, Cláudio Castro e outras autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário debateram perspectivas e visões sobre as transformações promovidas pela IA nos diversos segmentos da sociedade. Castro destacou que, atualmente, o Rio já é o terceiro estado mais avançado do país em governo digital, facilitando a vida dos cidadãos fluminenses e garantindo mais agilidade na prestação de serviços públicos.

Participaram do painel de debates com o governador do Rio de Janeiro o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além do presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira, que foi o mediador.

– A Inteligência Artificial, com dados simples e sendo bem utilizada, pode ajudar o poder público a identificar as necessidades da população e facilitar a vida dos cidadãos. No Estado do Rio, estamos avançando para garantir cada vez mais eficiência e agilidade na prestação de serviços à população fluminense – declarou Cláudio Castro.

O chefe do Executivo estadual destacou que o Rio de Janeiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, prêmios que mensuram a implantação do governo digital entre os estados brasileiros.

– Hoje, o Rio de Janeiro ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, sendo também o segundo estado do país que mais avançou desde 2022. O portal RJ Digital oferece, hoje, mais de 2,3 mil serviços digitais à população fluminense. A nossa meta é que o Rio seja o estado mais tecnológico do país. Nossas ações e investimentos, como as E-TECs, são um orgulho para a nossa gestão – acrescentou.

IA na Segurança do Rio

Na área de Segurança Pública, o Rio de Janeiro também conta com a contribuição da Inteligência Artificial. O Sistema de Videomonitoramento Urbano, por exemplo, contempla três tecnologias com uso de IA na Polícia Militar. São elas: câmeras com softwares de reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e sistema videoanalítico.

Esta é mais uma etapa na Segurança Pública do Rio com emprego de tecnologia de ponta. O investimento é de R$ 84 milhões, e o processo está em fase de assinatura de contrato.

Para se ter uma ideia, as câmeras equipadas com softwares de reconhecimento facial vão consultar a base de dados para saber se a pessoa tem mandado de prisão em aberto, por exemplo.