POLÍTICA

Deputado Bebeto alerta para abandono de áreas da ferrovia em São João de Meriti

Parlamentar realizou audiência pública na Câmara Federal para cobrar transparência, melhorias e o uso correto da outorga da linha férrea, ocupada por moradores de rua e usuários de drogas

Insegurança: pessoas em situação de rua e usuários de drogas ocupam espaços às margens da linha férrea em Meriti

A situação da ferrovia na região de São João de Meriti é grave e ficou abandonada por décadas. O alerta foi feito pelo deputado federal Carlos Roberto Rodrigues Partido, o Bebeto (PP), que realizou uma audiência pública na Câmara Federal para cobrar transparência, melhorias e o uso correto da outorga da linha férrea, administrada pela MRS Logística.

No dia 14 de dezembro, o parlamentar visitou as regiões de São Mateus e Vila Norma e constatou de perto a gravidade do caso: pessoas em situação de rua vivendo às margens dos trilhos e usuários de drogas, além de amontoados de lixo, colocando em risco a saúde e a segurança de quem mora e trabalha numa área urbana e comercial da nossa cidade.

“Essa audiência não é só sobre obra. É sobre mobilidade, segurança e dignidade. Já temos viaduto pronto ligando São Mateus ao Tomazinho, passarelas acessíveis, cancelas e sinalização digital para evitar acidentes.
E seguimos cobrando a ciclovia de 14 km que vai ligar São João de Meriti a Nova Iguaçu”, explicou Bebeto.

O parlamentar ressaltou que seguirá cobrando às autoridades competentes até que todas as melhorias previstas sejam entregues. “Seguimos lutando pela transformação e pela dignidade dessa região!”, concluiu.

“A segurança pública é prioridade!”, diz Bebeto

Bebeto usou sua página no Instagram para parabenizar o governador Cláudio Castro e a cúpula da segurança pela inauguração da nova base do Segurança Presente na Praça da Matriz. São 20 novos policiais, viaturas, motos, bicicletas e um Centro Integrado de Monitoramento que vai reforçar a segurança no Centro, em Vilar dos Teles e no Jardim Botânico.

“Parabenizo o governador Cláudio Castro, o secretário coronel Menezes, o coronel Brandão e toda a Polícia Militar pela inauguração da nova base do Segurança Presente na Praça da Matriz. São 20 novos policiais, viaturas, motos, bicicletas e um Centro Integrado de Monitoramento que vai reforçar a segurança no Centro, em Vilar dos Teles e no Jardim Botânico”, em escreveu em sua páginna do Instagram.

O parlamentar também afirmou ainda que tem cobrado constantemente mais efetivo para o 21º BPM (São João de Meriti) e mais ações contra o crime organizado em regiões como Trio de Ouro, Morro das Pedras, Morro dos Paraíba, Praça da Bandeira e os Predinhos. “Também agradeço o trabalho de retirada das barricadas, garantindo o direito de ir e vir da nossa população” disse Bebeto.

Bebeto afirmou também que já destinou quatro viaturas semi-blindadas para fortalecer o policiamento na cidade, e que segue trabalhando em Brasília e no estado do RJ por mais segurança para todas as famílias de São João de Meriti. “Hoje, nossa cidade está de parabéns pela chegada de mais uma importante estrutura de proteção ao cidadão”, concluiu.

Acordo para renovar concessão de ferrovia é de R$ 2,8 bilhões

A MRS Logística é a concessão responsável pela chamada Malha Regional Sudeste, ferrovia de 1.643 km de extensão, que corta os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Em abril deste ano, a empresa e o Ministério dos Transportes chegaram a um novo acordo para renovar a concessão, após meses de negociação.

Pelo acordo firmado, a MRS assume o compromisso de pagar uma outorga de R$ 2,8 bilhões à União para administrar a ferrovia por mais 30 anos. A negociação foi firmada por meio da Secex Consenso (Secretaria de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos), do TCU (Tribunal de Contas da União).

A MRS tem cerca de 20 mil vagões e 650 locomotivas, representando aproximadamente 20% da frota ferroviária nacional. Entre todas as ferrovias federais administradas pela iniciativa privada, a malha da MRS é a mais usada, sem conter trechos abandonados, como ocorre na maioria dos casos.

Seus trilhos concentram o transporte de cargas de grande volume, como minério de ferro, produtos siderúrgicos, agrícolas, cimento, contêineres e celulose, se conectando aos portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ), Guaíba (RJ), Sudeste (RJ) e Rio de Janeiro (RJ).