ALERJ

Escolas podem ter ‘Dia do Esporte’ para promover integração entre alunos

Proposta foi elaborada por estudante de Paraty durante 13ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj

As escolas públicas do Estado do Rio podem ter um “Dia do Esporte” com campeonatos de diversas modalidades, promovendo a integração de todo o espaço escolar. É o que autoriza a Lei 10.101/23, da deputada Dani Monteiro (PSol), que foi sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicada no Diário Oficial do Executivo desta segunda-feira (18/09).

O “Dia do Esporte” deverá ser realizado bimestralmente. A proposta foi elaborada pela estudante Rafaela Bispo, de Paraty, na 13ª edição do Parlamento Juvenil, em 2022. “Ultimamente, os jovens e adolescentes só querem saber de jogos eletrônicos e redes sociais. Isso aumenta o sedentarismo e a obesidade, com isso eles correrão risco de terem doenças quando estiverem mais velhos e até mesmo agora na juventude”, afirmou Rafaela.

A direção de cada escola, os professores de educação física e os grêmios estudantis serão responsáveis pela organização e realização do evento, oferecendo todo suporte necessário para os estudantes. A programação deverá contemplar as diversas séries e faixas etárias de cada escola. A unidade escolar também deverá incentivar a segurança alimentar durante o “Dia do Esporte”. A medida ainda precisa da regulamentação do Executivo.