Objetivo do Favela com Dignidade é levar os principais serviços básicos para as comunidades
O programa Favela com Dignidade atendeu no último sábado (19), 1.987 pessoas na comunidade Novo Rio, na Gardênia Azul, em Jacarepaguá. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, esteve presente no evento com mais de 20 secretarias e órgãos públicos.
Asfaltamento, troca de lâmpadas, desobstrução de galerias, instalação de sinalização e limpeza dos principais pontos da Avenida Isabel Domingues, incluindo a beira do canal, foram alguns serviços estruturais realizados pelo programa de forma imediata, por meio da Comlurb, Secretaria de Conservação, CET-Rio e Rioluz.
A Secretaria de Saúde vacinou 92 adultos e 22 crianças contra a Covid-19, totalizando 762 atendimentos aos moradores (endemias, DSTs, saúde bucal, tabagismo e vacinas). Já o programa Academia Carioca, que atende hoje cerca de 80 mil pessoas por meio das Clínicas da Família, fez uma apresentação de ginástica aeróbica.
A secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha, reforçou que o objetivo do Favela com Dignidade é levar os principais serviços para as comunidades e garantir a manutenção das benfeitorias realizadas.
“Não é chegar, fazer e ir embora. A Prefeitura se manterá presente nas comunidades. Esse é o objetivo do Favela com Dignidade”, afirmou a secretária, ao lado do presidente da Associação de Moradores da Novo Rio, Expedito Robson.
Na ocasião, o projeto Turistando com a Comunidade, parte do Favela com Dignidade, levou 41 moradores da região ao Museu do Pontal.
Os secretários Daniel Soranz (Saúde), Anna Laura Secco (Conservação) e Cláudio Caiado (Habitação) prestigiaram o evento na Novo Rio.
Participaram do projeto as Secretarias de Assistência Social, Habitação, Conservação, Ordem Pública, Transportes, Pessoa com Deficiência, Juventude, Saúde, Esportes, Educação, Trabalho e Renda, Mulher e Cidadania, além da Defesa Civil e CET-Rio.