A campanha de doação de sangue promovida pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), entre os dias 22 e 26 de novembro, contou com a participação de 208 voluntários aptos, que distribuíram vida através deste gesto de solidariedade. Por dia, foram coletadas mais de 40 bolsas de sangue, atingindo a meta do banco de sangue para atender a demanda. Estes números ajudam, neste momento, a manter o estoque de sangue abastecido.
De acordo com o balanço feito pelo Banco de Sangue do HGNI, de 1° a 26 de novembro, foram coletadas 549 bolsas de sangue, sendo que quase 40% destas doações aconteceram na Semana do Doador Voluntário de Sangue, que mobilizou familiares, parentes, estudantes e até mesmo funcionários. Para atender a demanda são necessários 600 doadores por mês. Por receber pacientes de toda a Baixada Fluminense, é necessário que a unidade continue recebendo as doações regularmente nas próximas semanas.
“Gostaria de agradecer a população que se mobilizou e procurou o HGNI para doar sangue nessa semana. Esse esforço certamente fará a diferença para aquele paciente que chega à nossa emergência vítima de trauma ou que está internado para uma cirurgia mais complexa e precisa da transfusão. O sangue pode salvar vidas em questão de minutos”, ressalta o diretor-geral do HGNI, Joé Sestello.
Motorista de aplicativo e estudante de enfermagem, Giovane Ricardo, de 29 anos, doou sangue pela primeira vez na vida nesta sexta-feira no HGNI após se organizar com amigos de faculdade.
“Doar sangue é muito importante para ajudar as pessoas que precisam. É um ato de cidadania tão simples, mas que faz a diferença para salvar a vida de outras pessoas”, conta ele.
Já a técnica em enfermagem, Verônica Santos, de 36 anos, que estuda para ser enfermeira, conta que há quatro anos doou sangue pela primeira vez e desde então aguardava uma oportunidade para voltar a doar.
“É um ato de amor e respeito pelo próximo. Eu fico muito feliz em poder ajudar. Sei que uma bolsa de sangue pode ajudar quatro pessoas e espero que essas pessoas que sejam muito felizes”, ressalta.
Quem quiser doar sangue a partir da próxima segunda-feira (29), poderá comparecer à unidade, das 7h30 às 12h30. Para doar é necessário ter entre 18 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 já devem ter doado em algum momento. É necessário ter mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Vacinados contra a Covid-19 precisam esperar sete dias para fazer a doação. Os que contraíram a doença devem aguardar 30 dias após recuperação completa do quadro. Quem tem tatuagem só poderá doar após 12 meses.