Município do Noroeste do estado do Rio foi marcado por encontro que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e produtores rurais dos 22 municípios que compõem o CIDENNF
Italva, localizado no coração do Noroeste Fluminense, recebeu no dia 15 de agosto autoridades e agricultores para um encontro decisivo. A meta: encontrar soluções concretas para os desafios que afetam a agricultura no Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
A reunião, que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e produtores rurais dos 22 municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), contou com a presença do secretário nacional de Assuntos Parlamentares e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, e de seu assessor, o advogado Dr. Rui Almeida.
Veto integral à PL
O debate central girou em torno do veto integral ao Projeto de Lei 1.440/2019, proposto pelo então deputado federal e atual prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho. A medida, que buscava incluir os municípios da região na área do semiárido, é considerada essencial para ampliar políticas públicas e investimentos no setor agrícola.
Entre os participantes, também estiveram deputados estaduais e federais, o senador Portinho e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar, deputado Jair Bitencourt.
Criação de grupo de trabalho
O encontro terminou com a decisão de criar um grupo de trabalho que reunirá representantes municipais e o secretário nacional André Ceciliano, para traçar estratégias que atendam, sobretudo, à agricultura familiar.
“Dialogar, sem politizar esta pauta, é fundamental para quem mais precisa”, destacou o Dr. Rui, reforçando que a união e o foco na solução são o caminho para o progresso do campo.