As frutas são uma alternativa saudável para os cães e gatos. Segundo o site https://auaumania.com.br, podem substituir os petiscos industrializados. Além disso, trazem benefícios à saúde adicionando vitaminas e fibras a dieta do seu pet. Mas nem todas as frutas podem ser oferecidas, algumas podem causar problemas graves. Abaixo tem uma lista com as principais frutas permitidas e proibidas para te ajudar.
Frutas Permitidas:
- Banana: Rica em potássio, experimente oferecê-la entre as refeições, para dar aquela sensação de saciedade, se seu pet for guloso.
- Maçã e Pêra: Dê com a casca, rica em antioxidantes, mas retire as sementes por causa do ácido cianídrico.
- Manga: Muito nutritiva, pode ser boa aliada em casos de cães desnutridos. Ofereça sem a casca, sem o caroço e com moderação já que ela é muito calórica.
- Mamão: Está entre as frutas prediletas. Ofereça com moderação.
- Melancia: É uma fruta refrescante e hidratante para o verão, depois de uma boa caminhada, não esqueça de tirar os caroços.
- Morango: É um forte aliado contra o envelhecimento precoce e melhora a função cerebral.
Frutas proibidas:
- Uva ou uva-passa: É uma vilã, pois causa graves danos renais.
Abacate: Contém uma toxina chamada persina, nociva ao sistema digestivo e ao músculo cardíaco canino. - Frutas cítricas em geral (laranjas, tangerinas): Aqui existe uma polêmica, pois alguns veterinários afirmam que não há problema, desde que não exagere. Já outros dizem que são as mais prejudiciais.
- Abacaxi: Não é indicada pela acidez, mas alguns veterinários permitem, com moderação.
É importante não exagerar na quantidade de frutas, tudo em excesso faz mal, sempre retire as sementes pois tem ácido cianídrico que faz mal para seu pet e sempre que possível opte por frutas orgânicas.
E lembre-se: sempre consulte seu veterinário em relação à introdução de frutas na dieta do seu cão, assim você evita qualquer tipo de problema.
(fonte: https://auaumania.com.br)