NOTÍCIAS

Museu Imperial em Petrópolis sofreu poucos danos na terça

Os impactos provocados pelo forte temporal na semana passada não abalaram as estruturas

Considerada uma das principais atrações turísticas do centro histórico de Petrópolis, na Região Serrana do RJ, o Museu Imperial sofreu poucos danos devido ao temporal que atingiu a cidade na terça-feira (15). da semana passada. Uma nota divulgada informa que o palácio e o acervo foram preservados. A Casa Cláudio de Souza, que funciona como sucursal em outra localidade do centro, também não sofreu danos.

“Os Jardins do Complexo foram afetados, porém sem grandes prejuízos ao espaço. No local, há lama na parte mais baixa e não houve quedas de árvores ou das peças externas, como estátuas e postes. Todo o gramado e os canteiros estão preservados e as equipes de jardinagem, limpeza e manutenção iniciarão os reparos que forem necessários”, acrescenta o texto divulgado pelo museu.

Um imóvel separado onde funcionam o refeitório e vestiário dos funcionários sofreu impactos em decorrência de um deslizamento. O Pavilhão das Viaturas, um anexo que abriga vagões e carruagens do século 19, também foi atingido nos fundos por uma barreira, mas as peças não sofreram danos.
O centro foi uma das áreas da cidade mais atingidas no temporal, que causou estragos e deslizamentos de terra em diversos bairros. Quando o volume de chuva se intensificou, havia cerca de 30 pessoas no Museu Imperial, entre visitantes e funcionários. Elesse abrigaram no local até a manhã seguinte.

Milhares de itens museológicos

Detentor do principal acervo do país relativo ao império brasileiro, o Museu Imperial guarda cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos. Além de uma exposição permanente, o local recebe constantes eventos, exposições temporárias e projetos educativos. Desde o temporal, o espaço está fechado ao público e ainda não há previsão para reabertura.