André Ceciliano lança pré-candidatura ao Senado com discurso de coalisão das forças políticas para garantir o desenvolvimento econômico e o emprego no estado
“Aqui tem vascaíno, como o vereador Lindbergh Farias, até flamenguista, como o deputado Dr. Luizinho, mas uma coisa nos une, acima de tudo, que é o Estado do Rio de Janeiro”. Assim André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), iniciou o seu discurso para cerca de 12 mil pessoas que lotaram as dependências do Via Music Hall (antiga Via Show), às margens da Rodovia Presidente Dutra, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, no dia 30 de abril.
Nem mesmo a forte chuva que caiu na região impediu a realização do Grande Encontro em Defesa do Rio, promovido pelo PT, para o lançamento da pré-candidatura de Ceiliano ao Senado. O evento conseguiu reunir do presidente da União Brasil, prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, que apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, até a deputada Jandira Feghali, do PCdoB, partido que está com o presidente Lula.
Prefeitos de diversos municípios do RJ, deputados estaduais, federais e vereadores de praticamente todos os partidos, além de representantes de sindicatos, como a CUT e movimentos como o MST, até entidades patronais, como a Associação dos Supermercados e a Rio Indústria também marcaram presença.
Força política
A força política e o perfil conciliador foram reforçados por Ceciliano durante seu discurso. “Um sujeito falou assim: mas eu vi você beijando o governador. Tem uma foto sua beijando o governador. Tem uma não, tem mais de 20. Que eu faço assim com todo mundo. Com muito respeito, mas com posição política. Eu não me envergonho do meu partido, nem me envergonho de ser político.
O meu único partido foi o PT, quando alguns saíram, nos piores momentos, nós fizemos questão de ficar, de botar a estrela no peito e defender o legado do presidente Lula e da presidenta Dilma. Como eu disse no início, seguramente temos torcedores aqui de várias correntes, mas o que a gente precisa nesse momento é unificar o estado do Rio de Janeiro. É buscar para o estado do Rio de Janeiro, como falou o presidente Lula, o desenvolvimento econômico e o emprego, por que é muito importante em momento de crise que o Estado possa ajudar as famílias mais pobres com o auxílio”.
“A grande solução para o Estado do Rio”, disse Lula
Um vídeo enviado pelo ex-presidente Lula para desejar boa sorte a Ceciliano e saudar os participantes do Grande Encontro foi exibido antes do discurso do pré-candidato. “O André pode ser a grande solução para o Estado do Rio de Janeiro. Levantar a moral do povo e ajudar a gente a fazer o Rio de Janeiro ter de novo empregos, a vencer a violência e voltar a ser um estado símbolo do Brasil”, afirmou Lula.
Caravana de Guapimirim
O Grande Encontro contou a com a presença de caravanas de quase todos os municípios fluminenses. As faixas e cartazes confeccionadas pelos grupos tinham como inscrições mensagens de apoio a André.
De Guapimirim, na Baixada, cerca de 17 pessoas lideradas por Rizê da Silva Silvério, a Professora Rizê, que concorreu pelo DEM a uma vaga na câmara nas eleições 2020, mas não foi eleita, percorreram 67 km (distância entre o município e São João de Meriti) para declarar apoio ao petista.