MESQUITA

Oficina de jardinagem celebra primeira colheita do ano

Horta comunitária do CRAS Banco de Areia rendeu alfaces, coentros e salsões

Usuários da oficina de jardinagem do CRAS Banco de Areia realizaram a primeira colheita do ano em uma das hortas comunitárias na própria unidade. A ação aconteceu na última segunda-feira, dia 17 de julho, envolvendo 17 adultos e 16 crianças. Entre os itens colhidos, estavam alfaces, coentros e salsões. Ao todo, foram plantados cerca de 12 tipos diferentes de frutas e hortaliças.

A oficina de jardinagem tem sua importância em diversas áreas, tanto no quesito social quanto no ambiental. Ela trabalha questões de segurança alimentar, educação nutricional, fortalecimento da comunidade, bem-estar físico e mental, sustentabilidade ambiental e fortalecimento de vínculos entre usuários e equipe. Os alimentos colhidos são distribuídos entre os próprios usuários do CRAS.

“É com alegria e gratidão que testemunhamos o resultado de nossos esforços colaborativos. Cultivar essas verduras vai além de fornecer alimentos saudáveis; é um ato de cuidado e esperança para as famílias que atendemos. Estamos promovendo autonomia, saúde e sustentabilidade. Juntos, construímos um futuro mais forte e nutrido para nossa comunidade”, declara Loan Cavalcante, coordenador da Proteção Social Básica da Assistência Social de Mesquita.

As oficinas de jardinagem são oferecidas no CRAS Banco de Areia e no Centro Municipal de Longevidade, na Chatuba. Para se inscrever, é preciso ir a um desses equipamentos de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, com documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Mas há outras opções de oficinas, como tranças, maquiagem, barbeiro, cílios e sobrancelhas disponibilizadas pela Assistência Social nesses e em outros equipamentos públicos, além de aulas como dança, funcional, natação, artesanato, sustentabilidade criativa e música.