Setores da própria sede da prefeitura e dos demais equipamentos públicos recebem informatização, o que possibilita melhores atendimentos aos mesquitenses
A digitalização dos serviços oferecidos nos equipamentos públicos é uma das metas da Prefeitura de Mesquita. Porque, com essa atualização, o trabalho pode ser realizado de forma mais rápida e eficiente para atender ainda melhor a população. Essa realidade já é presente no município. No setor de Protocolo Geral, que fica na sede da prefeitura, por exemplo, a maioria dos processos são feitos on-line.
“Antes, os funcionários do setor usavam papéis para realizar determinadas etapas da atividade, como para entregar e elencar o número dos processos administrativos. Agora, com o bot de serviços, esses dados são inseridos diretamente no sistema e podem ser enviados para o cidadão por WhatsApp”, explica Victor Mussel, que faz parte da equipe da Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Mesquita e atuou no desenvolvimento da ferramenta. “A questão da informática colabora na organização e aceleração dos processos da prefeitura. Esse fator implica na produtividade dos profissionais e no melhor gerenciamento de dados e informações. Mas o ponto central é facilitar a vida dos munícipes”, complementa o subsecretário da pasta, Ronald Henrique Ferreira de Almeida.
A digitalização dos serviços com o bot também visa alcançar mais setores da própria prefeitura e dos demais equipamentos públicos. Outros exemplos são as notificações enviadas pela Subsecretaria Municipal de Fazenda e pela Subsecretaria Municipal de Assistência Social. No primeiro caso, a população recebe no WhatsApp o andamento dos processos administrativos. Já na pasta de Assistência Social, as informações sobre o programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) chegam ao celular dos mesquitenses.
“A informatização busca democratizar o acesso aos serviços prestados pela prefeitura, bem como se adequar às novas tecnologias, buscando se adaptar ao novo cenário, que trará muitos benefícios para a população mesquitense”, explica Ramon Lameira, assessor de Planejamento Estratégico da prefeitura.