QUEIMADOS

Profissionais da educação e alunos participaram do encontro que promoveu reflexões sobre políticas públicas para as crianças

Aprimorar o corpo docente e promover a reflexão sobre as práticas pedagógicas em busca de uma Educação Infantil inesquecível para o desenvolvimento integral dos estudantes. Com esses objetivos, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou o I Seminário de Educação Infantil com a temática “Primeira Infância: garantindo direitos, valorizando saberes e promovendo experiências”. O evento aconteceu na sexta-feira (25) e reuniu 200 pessoas no Teatro Municipal, localizado no bairro Vila Nanci.

O encontro foi direcionado aos diretores, orientadores, professores e alunos da rede municipal de ensino. O dia do seminário foi escolhido em alusão ao Dia Nacional da Educação Infantil, comemorado em 25 de agosto. A data representa um marco no debate sobre a importância dessa etapa na Educação Básica, na busca por políticas públicas para a primeira infância e no reconhecimento da criança como um sujeito de direitos. Essa fase da educação básica tem como objetivo promover o desenvolvimento integral do aluno como ser social e crítico, além de reconhecê-lo como sujeito de direitos que necessita passar por essa evolução.

A coordenadora da Educação Infantil do município, Thaianne da Conceição, vê como positivo a realização do seminário. “Esse encontro consolida o trabalho que tem se iniciado dentro da nossa gestão ao pensar políticas públicas efetivas para mudar e transformar a vida dos alunos. Acredito que a partir daqui, após tantos conteúdos, nossos profissionais da educação estarão motivados em realizar uma educação inesquecível” destaca.

O seminário contou com a participação de palestrantes e especialistas que discutiram o tema a partir dos direitos de aprendizagem dos alunos. Para a professora e doutora Ana Valéria, o grande bloco dos direitos de aprendizagem é o brincar. A palestrante ainda falou sobre a importância do lúdico na infância para o desenvolvimento, pois é dentro desses conceitos que a criança é inserida como produtora de cultura lúdica.

A professora e especialista em Educação Infantil, Anelise Nascimento, abordou o tema “Direitos da Infância: reflexões sobre políticas públicas. Quem também palestrou foi a professora e implementadora pedagógica do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEEQ) Itinerante, Danielle Carvalho, que trouxe reflexões sobre o tema “Inclusão na Educação Infantil: desmistificando e construindo possibilidades”.

Além disso, as professoras da rede municipal Juliana de Souza, Lívia Silveira e o professor Rafael Crizanto trouxeram dados de suas atuações nas pesquisas relacionadas às políticas públicas da primeira infância. A apresentação abordou a importância de garantir os direitos das crianças.