MESQUITA

Segurança cidadã é tema de palestra

Assunto foi apresentado pelo diretor da EGPP da Fundação CEPERJ, Leonardo Mazzurana, na última última terça-feira, dia 18 de junho

Segurança é uma das principais questões quando o assunto é administração pública. Mas esse tópico é ainda mais eficaz quando acontece a articulação de todas as forças existentes na sociedade para o combate à criminalidade. Essa é a definição de segurança cidadã. Sobre essa temática, Mesquita recebeu uma palestra da Fundação CEPERJ na tarde da última terça-feira, dia 18 de junho. A ocasião marcou o Auditório Zelito Viana e reuniu representantes da gestão e dos setores municipais, bem como as instituições da sociedade civil e da própria população.

Com o tema “Algumas experiências em segurança pública ou seriam segurança cidadã?”, a palestra foi ministrada pelo diretor da Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP) da Fundação CEPERJ, Leonardo Mazzurana. Uma das ideias apresentadas foi a municipalização da segurança pública, por meio da implementação de boas práticas sociais. Em Mesquita, as medidas que se destacam nesse quesito são os planos de Mobilidade Urbana Sustentável, de Saneamento Básico e de Saúde.

“A segurança cidadã diz que o estado, o município, a união e o ente precisam garantir os direitos fundamentais do cidadão. Quando citamos isso, queremos falar dos direitos individuais, sociais, do aspecto cultural, educacional, de tudo aquilo que a sociedade precisa para ter uma vida com progresso e paz. Há, ainda, os direitos coletivos e o meio ambiente. Isso tudo é segurança cidadã. O munícipe precisa de segurança na sua integridade física, mas também de lazer, cultura e educação, para que tenha uma vida em que todos os seus direitos são garantidos”, explica Leonardo Mazzurana.

Na palestra, foram mostrados exemplos de países com altas manchas de criminalidade e as estratégias desenvolvidas para realizar o trabalho de controle dessas problemáticas. Por exemplo, na Colômbia, as lideranças políticas municipais lançaram medidas de restrição ao consumo de álcool em determinados horários para diminuir a violência.