NOTÍCIAS

Trabalhadores Religiosos

O Auditório Rui Barbosa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) recebe, em 29 de agosto de 2025, o Seminário “Instituições Religiosas e o Direito do Trabalho: Desafios da dignidade aos invisíveis trabalhadores da fé”.

Evento promovido pelo Eixo Trabalhadores Religiosos do Núcleo de Pesquisa O Trabalho Além do Direito do Trabalho (NTADT-USP), liderado pela Profa. Cyntia Ruiz.
Vinculado ao Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da FDUSP, o NTADT é coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Guimarães Feliciano (Magistrado Trabalhista), e tem como objetivo aprofundar estudos sobre dimensões do mundo do trabalho.

Alguns que permanecem, no todo ou em parte, à margem do sistema jurídico trabalhista ou mesmo do próprio sistema jurídico-legal, seja por razões econômicas, culturais ou jurídicas.

A programação reúne Pesquisadores(as) do NTADT-USP, entre os quais o Prof. Gilberto Garcia, sendo integrado por Magistrados(as), membros do Ministério Público, Advogados(as), Estudiosos(as) de diversas áreas, além de Lideranças Religiosas, em debates sobre questões centrais envolvendo: a atividade do trabalhador religioso/eclesiástico.

Temas
Trabalho religioso e indignidade: intervenções do MPT e atuação da advocacia trabalhista

Doutrina social da Igreja Católica e o Direito do Trabalho – onde tudo começou?

Jurisprudência do TST e os religiosos: casos judiciais da atividade do trabalhador religioso/eclesiástico

Direito à proteção previdenciária e os trabalhadores da fé
Entre o mundo e a cúria: novas dimensões da dignidade da Igreja com a ascensão do Papa Leão XIV

Dignidade do trabalhador da fé: uma perspectiva sociológica da religião

O evento nasce da preocupação com a invisibilidade social das condições de trabalho, da multiplicidade de formas de atuação e das necessidades específicas de líderes e sacerdotes.

O intuito é abrir espaço para reflexão sobre amparo assistencial, proteção à saúde, cuidado médico, identidade e patamares mínimos civilizatórios que preservem a dignidade da vida sacerdotal, combatendo tanto a exploração quanto o empresariamento da fé.

Gilberto Garcia é Advogado Trabalhista, Mestre em Direito, Professor Universitário, e, Presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa-IAB/Nacional (Instituto dos Advogados Brasileiros).
Instagram: @prof.gilbertogarcia

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com