A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, promoveu, nos dias 01 e 02/09, a XII Conferência Municipal do Meio Ambiente, no auditório principal da Universidade do Grande Rio (Unigranrio)/Afya, onde foi debatido o tema ‘Cidade Sustentável e seus Desafios’, com a presença da sociedade civil e focando nas vertentes resíduos, energia e transportes.
A Conferência foi presidida pelo secretário Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, Ricardo Torres, junto ao prefeito Wilson Reis, que esteve presente na abertura do evento destacando a importância do tema e, principalmente, a necessidade da comunidade se empenhar na causa ambiental. “São os pequenos atos que fazemos no nosso cotidiano que contribuem muito para nosso ecossistema, pois a vida tem que ser sustentável”, ressaltou o prefeito.
Em Duque de Caxias, as conferências são realizadas a cada dois anos, sob a coordenação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Nesta edição, no último dia, foram realizadas as eleições das instituições da Sociedade Civil, por segmento, com o preenchimento das 10 cadeiras previstas na Lei n° 1.406/1998, que criou o COMDEMA.
Foram eleitas as seguintes instituições: Associações de Moradores e Amigos do Parque Eldorado, de Vila Canaan e Adjacência, da Cidade dos Meninos e de Maria Helena e Bairros Adjacentes (Associações de Moradores), CREA, OAB/RJ e REDE RECICLA VERDE (Defesa do Meio Ambiente), Unigranrio/Afya (Ensino Superior), ASSECAMPE (Empesarial) e Associação Duquecaxiense dos Arquitetos e Engenheiros – ADAE (Classe Trabalhadora).